Páginas

Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Gimp: Especial Heroes - Poder de regeneração (com machucados e cura)

.
.
Por Eduardo Karasinski
terça-feira, 23 de dezembro de 2008 
Que a cura esteja com você: seja como Claire de Heroes e se regenere
Pois é pessoal, o especial Heroes utilizando o Gimp continua. E dessa vez você vai conferir como criar o poder de uma das personagens principais do seriado, Claire Bennet.
Claire, uma líder de torcida comum (comum?) tem o poder de se regenerar, como o tão famoso X-Men Wolverine. Ou seja, ela é indestrutível e se cura de qualquer machucado.
Claire, uma das personagens principais
Legenda: A imagem acima é de propriedade da Universal Channel.

Mas, como estamos lidando com imagens estáticas e não com vídeos, vamos ter que passar por dois processos diferentes: o de criar machucados e o de curá-los. Está pronto?


Primeiro passo:
Criando machucados

Muito bem, vamos machucar alguém então. Aqui vamos utilizar a foto dessa bonita moça. Prepare-se  agora para arrebentar no Gimp (literalmente).
Crie uma Nova Camada que seja transparente.
Com a ferramenta do Laço Poligonal, deixe o tipo da seleção como Adicionar (a dos dois quadradinhos que está marcada abaixo). Assim, marque vários retângulos que serão cortes na pele, como abaixo:
Selecione o pincel em uma cor de sangue (vermelho escuro) e pinte a seleção.
Modifique o modo dessa camada "sangrenta" para Multiplicar.
Pressione Shift + Ctrl + A para cancelar qualquer seleção. Com a ferramenta de Borrar (a do dedinho), comece a puxar os retângulos de sangue para baixo, para que pareça que está escorrendo.
Selecione a Ferramenta de Super-exposição e tenha certeza de que está marcada a opção Super-exposição.
Agora escureça no centro das marcas de sangue, para que os cortes fiquem mais profundos.
Crie uma Nova Camada transparente.
Clique com o botão direito na camada de sangue e vá em Alfa para a Seleção.
Vá no  menu Seleção > Aumentar. Aumente em 5 pixels.
Agora, vá no menu Seleção > Enevoar. Enevoe por 2 pixels.
Selecione a última camada que foi criada. (Não sobrescreva nem a camada do sangue e nem a camada do rosto.) Selecione o Balde. Em Tipo de Preenchimento, selecione Preenchimento com textura e Preencher toda a seleção. Mude a textura para Paper e preencha tudo com o balde.
Depois,  modifique o tipo dessa camada para Sobrepor.
Agora vamos as manchas. Com a ferramenta de Super-Exposição (novamente), passe por regiões que você quer que fiquem manchadas, como os olhos e os locais em que você fez cortes.
É possível passar essa ferramenta por onde você quiser dar impressão de que queimou/manchou. Aqui foi usado até nos dentes da moça, veja:
E esse é o resultado final dos machucados. Com esse "sorrisinho" dá até um bom filme de terror, não é mesmo?



Segundo passo:
Curando os machucados


Agora que já machucamos a própria moça, que tal curar alguém injetando uma boa dose do sangue de Claire? Muito bem, abra uma foto "machucada" no Gimp.
Usaremos a mesma ferramenta que usamos para manchar, mas dessa vez para clarear. Por isso, tenha certeza de deixar marcada a opção Sub-exposição dessa vez.
Passe em todas as áreas que estão manchadas e mais machucadas, para deixar na tonalidade normal (e mais clara).
Agora vamos retirar as marcas de sangue e cortes. Com a Clone Tool, segure Ctrl e clique em uma região semelhante a do corte (mas normal) para copiar. Depois, vá clicando até preencher a região do corte com a pele normal.
Faça o mesmo em todas as áreas que tiverem cortes e machucados mais feios.
Depois de fazer tudo isso, é provável que a pele ainda esteja com marcas como abaixo.
Entretanto, os machucados mais feios sumiram. Vamos agora dar uma cor normal à pele.
Crie uma Nova Camada transparente.
Modifique o Modo dessa nova camada para Cor.
Selecione uma cor que corresponda à cor da pele normal. Aqui escolhemos um rosa claro, como a cor do rosto do homem. Agora basta passar o pincel por toda a pele. Só tome muito cuidado para evitar áreas como a boca, os olhos e o cabelo.
E assim, o efeito da cura está completo. Agora esse homem já pode sair feliz e contente pois está completamente recuperado como se tivesse tomando um elixir da vida.

Nenhum comentário:

Veja também: