Softwares Matemáticos

Maxima



maxima.sourceforge.net/

Maxima é um sistema de manipulação numérica e simbólica (implementado em LISP) . Ele é descendente do antigo Macsyma (criado no MIT), possuindo uma comunidade de usuários e desenvolvedores bem ativa, boa documentação em português. Permite uma integração com outras ferramentas como o Gnuplot para exibição de gráficos e é um excelente complemento para o Scilab.

Saiba mais
Captura de pantalla

Octave



www.octave.org

Octave é um programa de cálculo numérico; um clone de Matlab.

Saiba mais

Captura de pantalla

KOctave



bubben.homelinux.net/~matti/koctave/

KOctave é uma interface gráfica para Octave. Permite usar Octave graficamente como se fosse Matlab. Isto é, desde uma aplicação X11,... com janelas.
Captura de pantalla

YaCaS



www.xs4all.nl/~apinkus/yacas.html

YaCaS é o acrônimo de Yet Another Computer Algebra System (Ainda outro Sistema de Álgebra Computacional). YaCaS é um motor de cálculo numérico poderoso escrito totalmente en C++. Possui interfaces com outros programas como TeXmacs ou Emacs.

Mathematica



http://www.wolfram.com/

As tarefas que Mathematica é capaz de desempenhar são manipulação simbólica, cálculo numérico, gráficos e programação e a manipulação de ficheiros tornando o processo de programação mais natural.

Captura de pantalla

Matlab



www.mathworks.com

Matlab é uma ferramenta interativa de cálculo que também pode ser usada como linguagem de programação de alto nível.

Saiba mais

Maple



www.maplesoft.com

Maple é um sistema de álgebra computacional de uso genérico. Constitui um ambiente informático para a computação de expressões algébricas, simbólicas, permitindo o desenho de gráficos a duas ou a três dimensões.


Saiba mais

Mathcad



www.mathcad.com.br/

O formato visual singular do Mathcad e sua interface de trabalho integram notação matemática padrão, textos e gráficos na mesma área tornando o Mathcad ideal para captura do conhecimento, reutilização de cálculo e colaboração em engenharia.

Captura de pantalla

Mupad



www.mupad.com/
MuPAD é um ambiente desenvolvido para cálculos matemáticos, sejam eles simbólicos, numéricos ou gráficos. O programa é desenvolvido por um grupo de pesquisadores da Universidade de Paderborn, Alemanha. Sua distribuição é gratuita para professores e alunos de instituições de ensino e pesquisa.

VCN

http://www.programavcn.xpg.com.br/
VCN - Visual Cálculo Numérico 4.9
O VCN é um programa que oferece mais de 100 opções de cálculo para estudantes e profissionais de engenharia e computação. Implementa opções de Tabelamento de Funções (Algoritmos de Parser); Erros e Representação Numérica; Operadores Numéricos (Diferenças Finitas Ascendente, Descendente e Central); Interpolação e Extrapolação Numérica; Derivação Numérica; Integração Numérica; Equações Diferenciais; Matrizes e Sistemas Lineares; Cálculo de Raízes e Zero de Funções; Sistemas não Lineares; Ajuste de Curvas; Aproximações de Funções; Otimização (Programação Linear, Inteira e etc.)

O produto foi desenvolvido por uma equipe de professores da PUC-Minas.


Fonte:
http://www.mtm.ufsc.br/~daniel/amcom/CAS/p_cas.html
http://info.abril.com.br/download/4924.shtml

Comentários

Daniel Radd disse…
Claro meu caro Diones... Faltou o VCN. Esse sim é um bom software.
Já atualizei o post incluíndo o VCN.
Valeu a dica.