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quarta-feira, 29 de julho de 2009

Wearable Computers

A muito tempo eu fiz uma pesquisa sobre os computadores vestíveis ou Werable Computers. Achei uma boa publicar sobre esse assunto que é tão pouco falado por aí.

Mas o que é um Wearable Computer?

Wearables  Computers,  poderíamos  dizer  que  são  computadores
que uma pessoa carrega consigo, ligados (no sentido de presos) às
suas roupas de trabalho, dotados de recursos que permitam a seus
usuários  utilizá-los  enquanto  conservam  suas  mãos  livres  para
outros  trabalhos.  Deve-se  notar  que  não  são  apenas  versões
menores  dos  notebooks,  mas  sim  equipamentos  especialmente
projetados  para  uso  em  situações  "fora  do  escritório"  (embora
algumas  dessas  máquinas  realmente  ainda  não  passem  de
notebooks  diminuídos);  em  sua  grande maioria,  acessam  bancos
de  dados  remotos  através  do  acesso  à  Internet  via  telefones
celulares.  Os  usuários  desses  equipamentos  são  aqueles  que,
atuam no campo e precisam acessar ou fazer entrada de dados de
maneira  rápida  e  eficaz:  jornalistas,  policiais,  bombeiros,
militares, operadores em bolsas de valores, vendedores, etc.
Não há nada parecido com um wearable computer. Ele não é
apenas um relógio de pulso ou um óculos de sol. O wearable
computer tem toda a funcionalidade de um computador pessoal.

wearable1

Outros Nomes para Wearable Computers

Computador vestível

Computador usável

Dispositivo móvel usável

Equipamentos Utilizados

Equipamento do Wearable Computers:
      Teclado,
      Câmera,
      Microfone,
      Bateria,
      Luvas com sensores,
      etc...

Equipamentos de Hardware:
      DIMM-PC/486
      DIMM-PC/KIT
      PCMCIA
      Internet PhoneCARD
      Wavelan

Equipamentos de Software:

“Sistema Operacional Linux, Telefonia IP para Ambientes Móveis Usáveis”.
    “LifeWear: Monitor de Sinais Vitais Multiparamétrico Vestível”.
    “Power Management of Communication Intensive Real-Time Embedded Systems”.

Aplicações  e  Pesquisas

Uso nos uniformes militares tornando campo de batalha menos inseguros

Aplicado á prestadoras de serviço e manutenção inclusive de telefonia.

Auxiliar portadores de deficiência visual parcial.

Pode ser aplicado na área da saúde
   e no atendimento de usuários que não tem acesso á médicos e moram em lugares distantes.

weable medicinaComputador Wearable sendo aplicado na medicina

cabecamontada Sofisticado aparelho de projeção, montado na cabeça do usuário

wearable2 Exemplo de um usuário prestador de serviços.

 

Computador Wearable no uso militar

militar1 militar2

Dificuldades na Aplicação

Armazenamento de energia.

Confiabilidade da utilização da computação sem fio em operações que requerem elevado grau de segurança.

Telas de fácil leitura à luz do sol
A forma com que os equipamentos serão "vestidos“.

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Segue abaixo algumas referências para esse assunto. As imagens foram pegadas na internet.

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REFERÊNCIAS
[1] WideBiz - Vivaldo José Breternitz
http://www.widebiz.com.br/gente/vivaldo/wearables.html
[2] Terra - e-Life
http://www.informatica.terra.com.br/interna/0,,OI228391-EI1684,00.html
[3] Nilsson, Marcus/Drugge, Mikael/Parnes, Peter in: Sharing Experience and Knowledge with Wearable Computers
[4] Fontes relacionadas ao artigo [3]:
1. BIERBAUM, A., AND JUST, C. Software tools for virtual reality application development, 1998. Applied Virtual Reality, SIGGRAPH 98 Course Notes.
2. BILLINGHURST, M., BOWSKILL, J., JESSOP, M., AND MORPHETT, J. A wearable spatial conferencing space. In Proc. of the 2nd International Symposium on Wearable Computers (1998), pp. 76–83.
3. BILLINGHURST, M., WEGHORST, S., AND FURNESS,
T. A. Wearable computers for three dimensional 5 CSCW. In Proc. of the International Symposium on Wearable Computers (1997), pp. 39–46.
4. BREWSTER, S., LUMSDEN, J., BELL, M., HALL, M., AND TASKER, S. Multimodal ’eyes-free’ interaction techniques for wearable devices. In Conference on Human Factors in Computing Systems (2003), pp. 473–480.
5. FICKAS, S., KORTUEM, G., SCHNEIDER, J., SEGALL, Z., AND SURUDA, J. When cyborgs meet: Building communities of cooperating wearable agents.
In Proc. of the 3rd International Symposium on Wearable Computers (October 1999), pp. 124–132.
6. FUSSELL, S. R., SETLOCK, L. D., AND KRAUT, R. E. Effects of head-mounted and scene-oriented video system on remote collaboration on physical tasks. In CHI2003 (Arpil 2003).
7. HANDLEY, M., SCHULZRINNE, H., SCHOOLER, E., AND ROSENBERG, J. SIP: session initiation protocol, March 1999. IETF RFC2543.

8. KORTUEM, G., BAUER, M., HEIBER, T., AND SEGALL, Z. Netman: The design of a collaborative wearable computer system. ACM/Baltzer Journal on
Mobile Networks and Applications (MONET) 4, 1 (1999).
9. KRAUT, R. E., MILLER, M. D., AND SIEGEL, J. Collaboration in performance of physical tasks: Effects on outcomes and communication. In Computer
Supported Cooperative Work (1996).
10. LYONS, K., AND STARNER, T. Mobile capture for wearable computer usability testing. In International Symposium on Wearable Computers (ISWC 2001)
(October 2001), pp. 69–76.
11. LYONS, K., STARNER, T., PLAISTED, D., FUSIA, J., LYONS, A., DREW, A., AND LOONEY, E. Twiddler typing: One-handed chording text entry for mobile
phones. Technical report, Georgia Institute of Technology, 2003.
12. NILSSON, M., DRUGGE, M., AND PARNES, P. In the borderland between wearable computers and pervasive computing. Research report, Lule°a University of Technology, 2003. ISSN 1402-1528.
13. SIEGEL, J., KRAUT, R. E., JOHN, B. E., AND CARLEY, K. M. An empirical study of collaborative wearable computer systems. In Conference companion
on Human factors in computing systems (1995), ACM Press, pp. 312–313

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