Redimensionando imagens no Paint.net

Por Danilo Amoroso
segunda-feira, 4 de agosto de 2008


Fonte: http://baixaki.ig.com.br/img/logo.gif

Digamos que você tem uma foto muito boa e deseja usá-la no Orkut, MSN ou qualquer outro serviço. Porém, esta imagem é muito grande ou você quer usar apenas um detalhe dela. O que fazer? Veja como não é necessário ter o Photoshop ou qualquer outro editor pesado ou profissional. O Paint.net, por exemplo, pode fazer isso para você.

Para diminuir o tamanho de uma imagem, a alternativa mais simples é salvá-la novamente através deste editor, sem alterar nenhum valor de pixel da imagem original. Para isso,carregue a imagem no Paint.net e acesse a opção "Salvar como" do menu "Arquivo".

Basta salvar o arquivo novamente para diminuir seu tamanho.

O Paint.net, antes de salvar o arquivo, mostra-lhe uma caixa de diálogo na qual você define o tamanho dele.

Ajuste o indicador

Porém, também é possível reduzir o tamanho de uma imagem através do redimensionamento de seus valores de pixels e outros. Você pode especificar porcentagem relativa ou o índice absoluto de pixels para chegar no tamanho desejado.

Para isso, acesse a opção "Redimensionar" do menu "Imagem".

Acesse esta opção para alterar valores da imagem.

Se a opção "Manter a taxa de proporção" estiver marcada, a imagem será modificada sempre proporcionalmente, ou seja, sem esticar nem encolher nada.

A caixa para determinações dos valores da imagem.

As quatro ferramentas de seleção do Paint.net.Para aproveitar somente uma parte da imagem, o Paint.net oferece quatro ferramentas de seleção. A mais simples é a seleção retangular, acessível através da barra de ferramentas ou da tecla S.

Selecione esta ferramenta. Em seguida, selecione o detalhe que você quer da foto em formato de quadrado. Copie a seleção através do menu "Editar" ou do atalho Ctrl+C.Cole-a em uma nova imagem, utilizando o mesmo menu ou então o atalho Ctrl+V. Salve o novo arquivo normalmente.

Fonte:

www.baixaki.com.br


Comentários